MORADIA PRIMEIRO

O que é Moradia Primeiro? 

Conheça o modelo de atendimento que tem auxiliado a diminuir o número de pessoas em situação de rua em todo o mundo, de forma mais eficiente e econômica.

O Moradia Primeiro (HousingFirst) é um modelo desenvolvido a partir dos anos 1990, na cidade de Nova York, EUA. Sua filosofia é muito simples: parte do princípio que a moradia é um direito básico que não deve ser negado a ninguém, independente das circunstâncias de vida e dos desafios enfrentados pelas pessoas.

O atual modelo de atendimento em unidades de acolhimento provisórias (albergues) faz com que as pessoas padeçam longos anos nas ruas, sem oferecer uma alternativa permanente que ofereça condições adequadas para enfrentar os desafios da vida.

Cada um de nós sabe a importância da moradia como um espaço importante que possibilita organizar nossa alimentação, nos recuperarmos quando estamos doentes, cuidar de nossas famílias, repousar e nos prepararmos para mais um dia de trabalho. Sem moradia, perdemos essas referências e todos os desafios se tornam muito mais difíceis.

Aplicado há mais de 20 anos em toda Europa e América do Norte e tendo comprovado sua eficácia, nos somamos a esta empreitada, buscando condições de oferecer moradia e suporte técnico especializado a quem precisa.

Iniciativa pioneira no Brasil, o Projeto Moradia Primeiro atende 5 pessoas em Curitiba e surge como alternativa viável para a superação da situação de rua.

O Projeto Moradia Primeiro – Curitiba é resultado da parceria entre o Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua – INRua, a Arquidiocese de Curitiba, Província / Casa de Acolhida São José (Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo) e o Movimento Nacional da População de Rua (MNPR).

Iniciado em maio de 2019, atualmente contamos com 4 moradias, atendendo 5 pessoas ao todo.

As pessoas atendidas recebem uma moradia individual (ou para família) mobiliada e com os principais utensílios para o início de sua residência.

Além do acesso ao domicílio, os participantes / as participantes contam com o acompanhamento de uma equipe especializada para colaborar na integração com a comunidade e para resolução dos problemas que identificam como desafios para seu bem-estar, tais como: emprego, acompanhamento psico-social, tratamento de saúde e educação financeira.